31.3.09

Cá em casa

a cebola é usada para refogados, saladas, ceboladas e... para tosses.

É a mezinha mais preciosa que aprendi nos últimos tempos. Se tiverem uma criança que tosse a noite inteira, não dorme nem deixa dormir, então peguem numa cebola crua, cortem-na aos bocados toscos para dentro de uma taça. Encham a taça de água (não precisa de cobrir a cebola toda) e ponham-na ao lado da cama da criança. A tosse pára ou acalma drasticamente em alguns minutos. Não me perguntem porquê, porque não sei, mas há anos que uso esta mezinha e resulta sempre.

O fedor que fica em casa é que é outra conversa. Mas desde que todos durmamos em paz...

(se tiverem mezinhas boas para partilhar, estejam à vontade)

30.3.09

Adoro carimbos.


Este são comprados numa loja em Lisboa, mas para a próxima faço uns personalizados como este, ou estes (que são giros para marcar os livros das meninas) neste site fantástico.

27.3.09

...

Se há tarefa relacionada com elas que acho mesmo chata é a de lhes cortar as unhas. Porque nunca é pacífico. Tipo vá meninas vamos cortar as unhas. Que bom, Mãe, viva! Nós adoramos cortar as unhas!! Não. Pelo contrário. Por isso quando decido que today is the day, elas estrabucham e acabo por adiar. Quando já estão com umas gânfias daquelas perto de começarem a enrolar como o recordista do Guiness, decido que de hoje não passa e vão logo mãos e pés das duas que ficam já despachadinhas.

Às vezes até corre bem, outras vezes estão com tanta pressa, mexem-se tanto que eu acabo por lhes cortar um ou dois bifes. Acabo a suar mas aliviada. Porque não há maior sensação de alívio do que vê-las de unhas cortadas sem restos de plasticina verde ou azul conforme o dia.


Mas é um daqueles trabalhos que nunca está feito, porque têm umas fábricas de fazer unhas muito eficientes e 4, 5 dias depois já me parecem compridíssimas de novo. Mas lá vou adiando adiando e acabam por voltar às garras que lhes dão sempre um ar altamente sabujo. Corto sempre já quando começam a envergonhar-me. Deixo sempre crescerem até ao limite. E depois há sempre aquela que quase não cresce que é o caso do indicador e outra que cresce monumentalmente que é a do dedo anelar.

Mas não há nada como umas unhas acabadinhas de cortar. Até podem estar imundas, mas com unhas cortadas já não há crise.

26.3.09

Na noite passada a Joana

pediu para dormir sem rede de segurança na cama. Que não caía, que já era crescida, queria experimentar, vá lá Mãe vá lá, por favooooor. E a mim só me veio à cabeça a filha do José Figueiras que caíu da cama e entrou em coma. Mas pronto, toma lá umas almofadas para forrar o chão e siga.

Correu lindamente, nada de quedas nem de aterranços em cima do ninho de almofadas e ai que parvoíce que até nestes coisas sou avessa à mudança.

Mas logo a seguir fez uma fita daquelas para tomar um xarope que nunca tinha tomado. São estas as contradições da Joana, que por um lado quer ser grande e fazer coisas de crescida, aprender a ler, a fazer contas de multiplicar, andar de bicicleta sem rodinhas, andar em montanhas-russas e coisas assustadoras do género e por outro o seu lado de bebé que vem ao de cima quando mete: xaropes, sangue ou dentes a abanar.

São duas Joanas opostas numa diferença de segundos. (mas bem vistas as coisas, não seremos todos um bocadinho assim?)

24.3.09

Estou 3 dias sem escrever

e recebo logo um telefonema da minha mãe a perguntar porque é que não escrevo. : )

É que ontem e hoje tenho andado para lá de enjoada, cheia de cólicas que me fazem lembrar estas que tive há 3 anos atrás.

Pouco tenho comido. Ontem só bebi chá e hoje só comi morangos. A Rita há 5 dias que não come nada também, anda praticamente em jejum e sem energia para nada. Não tenho insistido muito porque como também não estou bem, acho que dava uma martelada na cabeça de quem me obrigasse a comer. A Joana também anda afanadita, enjoada e com dores de cabeça. Fora isto, não temos mais nada, não vomitamos nem temos febre.

Por isso a vontade de escrever tem sido muito pouca. A ver se entretanto arrebito. Porque se é para ter destas coisas, pelo menos que seja à séria e que eu fique de cama assim um diazinho, só um diazinho, sem fazer nenhum : )

19.3.09

Se ainda fosse solteira

seria esta a valsa que escolheria para abrir o baile do meu casamento. Linda, linda.

Tinha era que aprender a dançar depressa. Ou melhor, tinha era que aprender a dançar. Ponto.

Já vos disse que ADORAVA saber tocar violino e acordeão?

"La Fête - Rodrigo Leão"

A produção de bijuteria

tem andado parada desde o Natal. Neste momento ando com muito trabalho noutras áreas, principalmente nos convites e não me sobra tempo para "missangar". Mas em Maio conto ter já novas peças para mostrar. Pregadeiras e anéis. Em Maio sem falta.

17.3.09

Ainda os anos da Rita

Estava felicíssima. Pela primeira vez sentiu em todo o seu esplendor o seu dia de anos. Festejou na escola com a Joana e recebeu da educadora esta coroa que só tirou no dia seguinte. Até para dormir a usou.

À noite adorou a festa, vibrou com o bolo que pediu com a Sininho e esteve muito entretida com os presentes que recebeu e com os miminhos da família.

Foi um dia em grande para a minha pequenina.

16.3.09

Fim-de-semana em Santa Cruz.

Foi uma semana de festa cigana com aniversários do mesmo lado da família quase todos os dias. De 4ª a domingo só não cantámos os parabéns no sábado. Depois de tantos doces, agora impõe-se um jejum. (como se eu conseguisse...)

Os primos fazem as delícias da Rita que adora fazer festinhas na cabeça, ali mesmo perto da moleirinha. Até arrepia. Mas não, ela é muito delicada e detesta que não a deixem mexer. Com cuidadinho, até os bebés gostam.

A Joana tem perdido dentes em catadupa. No fim-de-semana um dos incisivos ficou por um fio e sangrou. Durante umas horas chorou chorou e deixou de falar. Volta e meia cuspia porque como não fechava a boca para o dente não bater em lado nenhum, acumulava saliva. Não comia nem bebia.

A coisa agravou-se ontem ao fim da tarde enquanto comeu um gelado. A partir daí foi choradeira até adormecer. Chora não porque lhe dói. Chora por antecipação, com medo do que possa acontecer e imagina sempre coisas muito dolorosas. Não jantou, não bebeu leite e adormeceu a chorar. À meia noite com ela a dormir profundamente, fomos lá e só foi preciso um pequenino toque e o dente caíu logo. Uma saga para lhe tirar o dente de dentro da boca que caiu para o gasganete. Só nos ríamos.


Agora está linda, com 3 buracos à frente, já que os que caíram ainda não tiveram tempo de nascer. Acho que nunca esteve tão gira!

11.3.09

Pediu-me um bolo da Moranguinho

para levar para a escola e foi isto que saiu das minhas mãos de fada. Já não comia chantilly há anos e tive que me controlar para conseguir cobrir o bolo até ao fim. Logo à noite tem um bolo com a Sininho, mas este feito por profissionais : ) . Depois mostro.

iii

O meu bebé cresceu e quando olho para algumas destas fotos dela pequenina dá-me um aperto.

Ritinha, agora já és uma menina, mas ainda com bochechas de bebé. Tens um sorriso lindo mesmo com um dente partido que cresceu mais do que os vizinhos. E os outros tantos tão tortos da chucha. Mas quando sorris, iluminas tudo à tua volta.

Quando te dou colo, fazes-me festinhas com a mão direita lá atrás no meu cabelo e vais-me desfazendo nós. É o teu cafuné. Finalmente bebes leite como deve ser. Foram precisos 3 anos para te atinares. Com poucos meses já davas sapatadas no biberon que ia parar a uns bons metros de distância e muitas vezes só bebias entretida com interruptores de luzes. Enquanto acendias e apagavas toda contente, eu enfiava-te o leite no bucho. Agora são biberons inteiros. Aleluia.

Adoras frutos secos e pelas-te principalmente por amêndoas e nozes. Gritas que nem uma perdida quando te lavo a cabeça e tenho a certeza que algum vizinho já se intrigou com tamanha histeria. Pelo menos a choradeira pára quando te seco o cabelo. Podia ser pior, podia continuar. Always look on the brigth side of life.

Para te lavar os dentes damos-lhes nomes. Vou lavar aqui a dente Matilde, depois o dente Diogo, e depois ali ao fundo o dentinho Madalena. Adoras e vais dizendo nomes de amiguinhos da escola enquanto cospes a pasta toda para cima de mim. Nas unhas o paleio gira à volta de cortar o cabelinho do João, que pode ser o polegar, da Joana que é o mindinho e por aí fora. Adoras a conversa e assim parámos com a fita do costume.

Andas a comer muito melhor, mas o truque é fazer-te passar fome desde o lanche da escola até ao jantar. E o ketchup ("o picante" nas tuas palavras) também ajuda. Não gostas de vestir camisolas pelo pescoço e quase que te falta o ar se as visto à pressa sem fazer magia. Mesmo com magia ando muitas vezes a correr pela casa com a gola alta aberta pronta a enfiar, mas o pânico é tal que muitas vezes é à força. Mais uma gritaria daquelas para os vizinhos ouvirem e comentarem.

És uma profissional dos xaropes e até já lhes dás nomes. Um é o da abelha maia, o outro é do menino e há o pior que é o horrível que em vez de ser tomado em primeiro lugar para os outros esconderem o sabor, não, é tomado sempre em último a teu pedido. Tomas sempre pela mesma ordem mas todos os dias tenho que fazer o teatrinho de qual é que queres primeiro e mesmo que só haja um para tomar, tenho que perguntar na mesma.

Desenhas muito bem para a tua idade, bonecos cheios de pormenor já com dedos e orelhas e cheios de bolinhas no corpo que dizes que são os botões do pijama, por isso desenhas toda a gente de pijama. Adoras fazer puzzles pequeninos. Já vês televisão (mais um Aleluia, tal como o leite foram precisos também quase 3 anos para te interessares) e pedes sempre os filmes da Dora. Parece que não há mais nada cá em casa.

A tua cor preferida é o cor-de-rosa e querias vestir-te de princesa no Carnaval, mas troquei-te as voltas. Quando o elevador vai para baixo és tu que "carrerras" no botão, quando é para cima é a Joana. Chegou-se a este compromisso e já não há birras pelo caminho, excepto quando me esqueço e carrego eu. Levo logo com um chorrilho de queixas em cima e agora como é que vamos resolver isto, como é que se compensa este "carreganço rebelde"?

Para a cama levas o quarto inteiro: a fralda de pano, quando não são duas, o coelho mais sujo que uma sarjeta, um bebé, quando não são dois ou três, poneyvilles, um biberon com água, um livro que demoras eternidades a escolher (uma bela maneira de atrasar a hora de ir dormir), um dinossauro gigante ou lá o que aquilo é, uma boneca de pano e depois deitaste-te por cima de tudo e adormeces. Ainda dormes na cama de grades para te controlarmos as saídas senão apareces-me no quarto cada vez que acordas de noite. Mas se tiveres o cadeirão ao pé, sais sozinha, muitas vezes ficas pendurada a meio caminho com o rabo espetado, mas consegues.
Justify Full
És muito expressiva, dizes muitas vezes que gostas das pessoas, se estiveres feliz e sentires que te dão atenção. Quando te vou buscar à escola fazes AQUELA festa. Ao colo juntas a tua bochecha à minha e dizes "goto muito de ti mamã".

E nós também gostamos muito de ti, és a nossa Little Miss Sunshine. Parabéns Rita-Larita-Batata-Frita.

10.3.09

Ontem caíu o 2º dente da Joana

durante a tarde, na escola. Quando bebeu água no bebedouro deu uma trolitada na pedra e o dente, que já estava por um fio, saltou. Depois foi o costume: o horror, o drama. Muito sangue e as fantásticas amigas à sua volta a perguntarem oh Joana vais morrer?

Foi de tal forma dramático que várias auxiliares me falaram disso quando cheguei à escola. A Joana é especialista em fitas destas e enquanto não viu o lenço sem sangue, não se acalmou. Ainda chamou exageradas às amigas que lhe perguntaram se ia morrer. Mas continuou com a choradeira.

No fim ninguém sabia do dente.
E a Joana em pânico com a perspectiva de não ter dente para oferecer à fada.

Acabou por aparecer e desta vez não foi preciso assaltar o mealheiro da Joana.

9.3.09

Fim-de-semana

Não é fácil convencê-las de que apesar de estar estar calor ainda não é altura de se enfiarem dentro de água. Mesmo assim acabaram com as pernocas lá dentro. Não fosse a água estar congelante e tinham dado o 1º mergulho do ano.

Para a Joana foi um fim-de-semana especial pois conseguiu finalmente tirar as rodinhas de apoio da bicicleta e agora é vê-la em passeios bem longos entre buracos enlameados, pedras e curvas acentuadas. No fim estava tão contente que disse isto parece um sonho!

6.3.09

Ontem esteve cá uma amiga da Joana

a brincar. Volta e meia gostam de soltar as tartarugas e pôr-lhes obstáculos para elas contornarem. Mas ontem a ideia não foi lá muito boa porque puseram as tartarugas na cozinha de brincar, numa prateleirinha sem protecção em nenhum dos lados.

Só mais tarde é que se lembraram delas e só nessa altura me disseram o que tinham feito. Uma delas ficou por ali, estática entre pratinhos e panelas. A outra, a maluca, a desaparecida em combate aproveitou a deixa e atirou-se, como é seu hábito, cá para baixo.

Voltou a desaparecer. Tal como há uns meses atrás, corri novamente a casa toda mas não há sinal dela. Não acredito que a história se está a repetir. Parece uma molengona no aquário, mas quando se vê em liberdade dá-lhe a filoxera e desaparece a alta velocidade.

Qualquer dia tenho a Liga de Protecção dos Animais a bater-me à porta.

No Zoo de Lisboa

Sortuda! E também andou no barquinho puxado pelos golfinhos. Bem queria que me chamassem, mas no way.

5.3.09

Hoje às 5 da manhã

estava uma ventania desgraçada e a Joana acordou assustada com o assobio e com o som do vento. Acabou por vir dormir para a nossa cama, coisa raríssima no caso dela que dorme a noite inteira num sono bem pesado. Depois de um bocado de ronha continuei sem conseguir adormecer. Sou muito chata com esta coisa do dormir, tem que estar tudo perfeito. Escuro, silencioso, quentinho, tenho que ter espaço para me esticar e não podem estar às voltas na cama ao meu lado. Coitado do Nuno que não tem autorização para ter insónias.

A Joana que depois de várias teorias sobre a ventania que só estava na janela dela, acabou por despertar e esteve aí uma hora às voltas. E eu cada vez mais acordada, acabei por ir dormir para a cama dela que foi a minha cama durante tantos anos. Que rijo que é o colchão, coitadita.


Mas o som do vento estava assustador, parecia que a qualquer momento a janela ia estoirar. Estive prestes a voltar para a minha cama, para não estar sozinha, mas depois de me tapar toda até à cabeça, acabei por adormecer. Não gosto de dormir sozinha, nunca gostei. Durante uns bons anos depois de ver o Ghostbusters e os Gremlins no cinema, torrei a paciência da minha irmã para me fazer companhia para dormir. Muitas noites ela adormecia sozinha e acordava comigo ao lado de manhã.

Basicamente morria de medo de fantasmas, porque acreditava que eles andavam aí. E ainda acredito. E depois as imagens dos Gremlins maléficos (não o Guizmo que era um castiço), atormentava-me a cabeça. Hoje em dia, faz-me impressão abrir os olhos no meio da escuridão, com receio de ver alguma coisa que não quero. Pior é quando vou à casa-de-banho de noite e tenho o espelho à minha frente. Os espelhos às escuras dão-me arrepios e portanto não olho. Lembro-me sempre de uma história que ouvi duma amiga de uma amiga que quando ia à casa-de-banho às escuras via o seu reflexo no espelho com cabeça de gato. Creepy.

Enfim, isto tudo só para falar do vento. A Joana que adormeceu profundamente e que não foi nada fácil de acordar, jura a pés juntos que não dormiu. Que canseira, disse ela, que não dormiu, só fechou os olhos. A fingir.

4.3.09

Sugestões Dia do Pai

.Marcadores de Livros.

Impresso em papel fotográfico mate. Personalizável com fotografia à escolha. Possibilidade de personalizar também a frase em baixo. Inclui fita de cetim. Medida 5 x 18 cm
Preços: Pack de 2: 4 euros
*acresce valor dos portes


. Calendário de secretária.
Pode ser feito de Março 2009 a Fevereiro de 2010. Mais info aqui.

2.3.09

Brincar.

A Joana invade muitas vezes o quarto da Rita porque é ali que está a bonecada e depois de algum tempo em silêncio e porta fechada, deparamo-nos com coisas destas. Uma escola com muitos alunos. Ela é sempre a professora e eu e a Rita somos sempre alunas novas, acabadas de entrar, choramingonas, a falar à bebé e com pouca margem de manobra.

Outras vezes pega nos bonecos todos, põem-lhes etiquetas com preços de acordo com o tamanho, mas tudo muito coerente: os pequenos a 4 euros e os grandes lá para os 20 euros. Fecha a porta do quarto da Rita durante uma eternidade, ficamos proibidas de passar pelo perímetro e quando vou a ver criou uma loja que vende frutas (tira os livros das prateleiras e põe lá bananas e maçãs), pega em caderninhos e junta-os todos num montinho, põe por preços os peluches e pega num cesto e enfia lá sacos de supermercado para nós levarmos as compras. Isto tudo e uma máquina registadora dá brincadeira para muitas horas.

O pior é que se lembra de fazer estas coisas a 15 minutos da hora de ir dormir. E portanto, só pode dar molho. Ou se deita tarde e no dia seguinte faz birra para acordar. Ou faz birra nesse momento e no dia seguinte acorda fresca que nem uma alface. Normalmente opto pela 1ª hipótese, porque seria crime depois de tanto trabalho, não brincarmos um bocadinho. E logo eu que em pequenina montava verdadeiras retrosarias com catálogos de linha por cores e tudo. Nessa altura, tinha a certeza que um dia iria ter uma loja.

E quem sabe um dia...