31.12.08

O nosso Natal

foi um verdadeiro Natal dos Hospitais, mas no bom sentido. Mais dois sobrinhos que nasceram, um dia 24 e outro dia 26. Uma antes do tempo, outro no tempo previsto. Dois presentinhos lindos para a família.

A consoada foi lá em cima com o meu lado da família e a parte do Pai Natal este ano não correu lá muito bem. Fiz tudo ao contrário do que tinha pregado. Tinha que ser uma aparição subtil mas como foi tão subtil, tão subtil que a Rita não lhe pôs a vista em cima. Então saí porta fora pela rua a chamar o Pai Natal e a pedir-lhe que voltasse. Não sabia é que dentro de casa a Joana estava lavada em lágrimas cheia de medo do Pai Natal.

Quando ele voltou, mostrou-se demasiado e enquanto a Rita vibrava e batia palminhas em êxtase, a Joana chorava baba e ranho a dizer que não queria ver mais. No fim quase nem reagiu ao embrulho deixado para ela com a famosa "Areia que nunca seca". Estava irritada e só dizia que ele era feio, que parecia um senhor mascarado e que a barba dele tinha fios. Ao que o Avô respondeu que era para a barba não voar enquanto ele andava no trenó. Ela disse ainda que estava mais magro e que era mais alto. Pudera, o Pai Natal deste ano devia ter mais 30 cm de altura do que o do ano passado. E ela topa estas coisas todas.

Enfim, um fiasco de todo o tamanho. Até em Lisboa quando se apercebeu que o Pai Natal tinha comido as bolachas que tínhamos deixado e as renas tinham comido as cenouras, a reacção não foi a esperada. Já lhe disse que para o ano na cartinha temos que deixar o P.S. a dizer para ele deixar as prendas mas não aparecer. E se ela ainda acreditar, que custa-me a crer depois de tamanho barrete, é isso mesmo que vai acontecer.

A Rita delirou com o Pai Natal, com os embrulhos, com as prendas, com as bolachas comidas e o leitinho bebido pelo Pai Natal, com tudo. Quando são pequeninos, é tudo muito mais fácil.

22.12.08

A minha filha de interesseira não tem nada. : )


Aqui em casa o Pai Natal só dá um embrulho para cada uma na noite de Natal e deixa outro em Lisboa no sapatinho para quando regressarmos. Os outros presentes elas sabem que somos nós que compramos. Tenho que ter o cuidado dos presentes oferecidos pelo "Pai Natal-primo" ou "Pai Natal-tio" terem outro papel que não o do Toys'r'us ou outro que a Joana reconheça. Mas ele dá sempre qualquer coisa que elas tenham mesmo pedido. A Joana delira e a Rita quando vir o Nenuco Cabeleireiro dá-lhe uma coisinha.

19.12.08

Já estão entregues...

... as cartinhas para o Pai Natal.
O meu trabalho este Natal esteve completamente enguiçado por causa da impressora que por excesso de trabalho começa a bater mal da bola. Foi para arranjar e quase uma semana depois ainda não a tinha. Isto na 3ª feira. 4ª feira vieram-ma entregar precisamente no bocadinho em que saí de casa para levar as meninas à escola. Grrrr, ficou um aviso dos correios e só a pude ir buscar à estação a partir das 17h. Mais um dia perdido...

Fiz os trabalhos que tinha para fazer, mas não pude imprimir nada. As encomendas todas em stand-by para irem para o correio e chegarem a tempo do Natal e ainda tive que esperar mais um dia inteiro para a ir buscar. Quando finalmente a trouxe, começei as impressões e reparei que o problema se mantinha. Nada tinha sido feito e a impressora continuava com o mesmo problema. Entrei em agonia mas decidi matar o problema de vez e ir comprar uma impressora nova. (a parte do estrabuchanço com o serviço de assistência técnica da Canon fica para depois do Natal, mas não se livram de mim até ficar em condições)

Cravei a minha mãe à hora de jantar para me ficar com as meninas e lá fui eu ao Colombo, vim toda contente com um caixote novo, com tinteiros iguais ao da outra e confiante que era desta. Depois de instalar, começei a imprimir e não queria acreditar, mas esta fazia o mesmo tipo de riscos nas impressões. Tentei todo o tipo de papel fotográfico, desde o rasca ao premium, desde qualidade máxima até impressão rápida. Péssimo, já só me apetecia chorar e desistir.

Lá descobri um packzinho de folhas de papel fotográfico mate e a coisa compôs-se, as impressões começaram a sair bem. Era quase meia-noite estava eu novamente no Colombo (apinhado de gente) a comprar 15 packs de papel mate, que era mesmo a quantidade exacta que eu precisava. Aqui a sorte começou a mudar e respirei de alívio.

Deitei-me às 3 da manhã mas consegui pôr as encomendas todas no correio na manhã seguinte. Agora só faltam as de entrega em mão, que me vão ocupar os próximos dias. É que só nesta última semana, tive a maior fatia de encomendas e como não gosto de dizer não a ninguém, depois vejo-me embrulhada nesta maluqueira.

A ver se na 2ª já respiro de alívio. Nem me dá espaço para contar mais nada, neste momento só vejo calendários e marcadores de livros à frente. Nem a dormir tenho descanso.

18.12.08

"Ai ai Matilde"


Este site tem coisas deliciosas. Encomendei umas pregadeiras para dar à educadora e auxiliares da Rita. Só fotografei estas porque não quis estragar os embrulhinhos. Mas são todas lindas e muito bem embrulhadinhas, cheias de pequenos pormenores. E a Matilde é uma simpatia.

p.s. Já não sei quem me deixou a dica do site da Matilde num comentário, mas obrigada, foi preciosa!

17.12.08

Feira no Príncipe Real.

O Umbigo afinal não vai estar presente nesta edição da Feira no dia 20. Até vai estar solinho e tudo, mas vou estar afogada em trabalho. Podia chover um bocadinho, só para eu não ficar com remorsos : )

Pregadeira 63

Preço: 12 euros

Colar 69

Preço: 15 euros

16.12.08

Dá-me sempre muito gozo

planear os embrulhos Umbigo. Este ano estão mais natalícios, com uma mini bolinha de vidro. E estamos já a 9 dias do Natal!

15.12.08

Pai Natal.


No outro dia e mesmo a propósito da
conversa da Joana, que está a começar a desconfiar da veracidade do Pai Natal, encontrei
na Fnac este livro amoroso. Dá argumentos de "peso" para todas as provocações que fazem às crianças e que as fazem vacilar em relação à existência do Pai Natal. E as ilustrações são deliciosas.

Para ler logo à noite, enroscadinha com elas no edredon.

14.12.08

Uma ajudinha pf.

Se costumam dar aqueles xaropes de equinácea aos vossos filhos no Inverno, para lhes aumentar a imunidade, por favor enviem-me um mail. Obrigada. inesfelix@gmail.com.

12.12.08

Rita no pedestal a fazer o seu pedido ao Pai Natal:
"Quéio a alhelha que nunca xéca*, o hospital das baguiguitas e o nenuco cabeleileilo."
Agora só falta pôr as cartinhas no correio.

* a areia que nunca seca

11.12.08

Pregadeira 62

Preço: 10 euros

Colar 68

Preço: 15 euros

10.12.08

Ando desaparecida

porque estou com muito trabalho em mãos. O Natal para mim é a época alta do ano e não consigo ter tempo para muito mais durante o dia.

Avizinha-se mais uma feira e mais um dia chuvoso, por isso não prometo ir ao Príncipe Real, mas se o dia acordar seco e prometer raios de sol, contem comigo. Dia 13 e dia 20 das 10h às 18h. Mas só se não chover.


De resto aqui por casa está tudo bem. A Joana está pela primeira vez a pôr em causa a ideia do Pai Natal existir mesmo. Disse-lhe uma amiga da escola que era um senhor mascarado. Roguei algumas pragas à amiga e respondi-lhe que os que andam para aí espalhados pelos centro comerciais são de facto senhores mascarados, mas que o verdadeiro, está lá no Pólo Norte a ler as cartinhas (que ainda não enviámos) e a trabalhar que nem um maluco para fazer brinquedos iguais àqueles que se compram nos hipermercados. Acho que este ano a aparição do Pai Natal na noite da Consoada, vai ter que ser muito mais subtil. Nada de apertos de mão e grandes proximidades senão ela topa logo que é o primo José ou o Tio João.

A Rita anda contente e acho que pela primeira vez na vida vai vibrar verdadeiramente com o Natal. Não liga é absolutamente nada às coisinhas que pus dentro do calendário do advento. Por ela, ficávamos pelas gomas e ficávamos muito bem.

Eu tenho as prendas quase todas por comprar, tirando as delas e as que mandei fazer pela net, mas faltam as mais difíceis. Quase todos os homens da família. A minha impressora avariou e tenho muitos calendários e marcadores para imprimir. Mas nada consegue estragar o meu espírito natalício.

9.12.08

Brincos 94

Preço: 8 euros

Brincos 93

Preço: 8 euros

4.12.08

Cá em casa

temos que ter sempre um Calendário do Advento. Este ano fugi aos chocolates e enchi os bolsinhos de pequenos presentinhos, desde bonequinhos minis de madeira ou plástico, autocolantes, tatuagens temporárias, carimbos, folhinhas com bonecada para pintar, tudo baratinho e sem grande valor, mas que tenho a certeza que lhes vai deixar um sorrisinho na cara cada vez que descobrirem o bolso seguinte.

Também pus gomas em 3 bolsinhos. Mas essas a Rita já marchou com elas. Tudo normal portanto.

3.12.08

Colar 67

Preço: 15 euros

A convivência entre irmãs

tem dias. Ultimamente têm ganho os dias em que andam às turras uma com a outra. Competem demasiado entre si. E não é nada que seja fomentado aqui em casa. É próprio da idade da Joana e a Rita, que é uma copiona, vai atrás.

Fazem corridas para chegar ao elevador para serem as primeiras a tocar no botão. Depois birra porque tocou uma e a outra também queria. Abre-se a porta do elevador e mais um estardalhaço para serem elas a tocar no botão para irmos para a garagem. Mais uma birra da que ficou para trás. Corridas para o carro já acabei com isso. A Joana ganhava sempre e a Rita com o seu quê de provocação, mesmo chegando 30 segundos depois da irmã enchia o peito e gritava "ganhei!!". A Joana ficava doida, mais uma birra pela injustiça. E mãe, quem é que ganhou??? e ouvia-se a vozinha da Rita ganhei eu mana e mãe, não foi nada a Rita! Ó RIta, a mana é que ganhou! Acabei com isto. Disse que se continuassem nas corridas, que iam de carrinha para a escola. Tréguas.

Depois é a corrida do carro até à escola para serem as primeiras a tocar no badalo da porta. A Joana, mais uma vez, ganha sempre, a Rita estatela-se ao comprido pelo caminho e hoje quase que partia os dentes todos.

E depois são coisas deste género: ultimamente sempre que vêem algum desenho animado, decidem que são uma determinada personagem. Por exemplo no Pocoyo a Rita quer ser a Eli, a Joana é o Pocoyo e eu sou a Árvore Dorminhoca : ). Hoje lembraram-se de escolher quem era quem no Madagáscar. A Joana claro que era o leão Alex e a Rita queria ser o "látumúvi múvi" que basicamente foi o que lhe ficou do filme (a música). A Joana que se pica toda com estas coisas, ficou endoidecida a tentar explicar à Rita que o látumúvi não era nenhum boneco. A Rita no seu melhor, continuou como se nada fosse. E acabou por dizer que era o leão, para loucura da Joana. E passamos o dia nisto. Ou porque querem ser as primeiras a entrar na banheira ou as primeiras a sair, ou querem pôr a farinha na máquina do pão ou pôr o soro com a seringa a sério nos aerossóis. Tenho que "partir" tudo ao meio para dar para as duas fazerem qualquer coisinha.

E das maiores dificuldades que sinto quando estou com as duas sozinha é conseguir ouvir-me e ouvi-las enquanto falam as duas ao mesmo tempo. Se uma começa a dizer-me qualquer coisa, a outra começa logo a falar ao mesmo tempo. As duas com os decibéis no máximo e eu a tentar ler os lábios de uma e depois da outra até que dou um grito para se calarem as duas. Depois a Joana dana-se com a Rita que agora é a sua vez de falar ou a Rita berra "Joana cála, eu fálo!". A maior parte das vezes ao jantar a coisa chega ao auge. Ando a tentar implementar o jogo do silêncio à mesa.

Isto tudo deve ser normal. Mas às vezes gostava que se dessem um bocadinho melhor. É capaz de ser uma fase. Tudo o que é menos bom é sempre uma "fase".

2.12.08

Depois da minha presença

na feira do Jardim do Príncipe Real ter ficado em águas de bacalhau por causa do tempo pavoroso do fim-de-semana, eis que hoje o dia acorda do mais solarengo que pode haver. Só para chatear.

Mas para animar, já tenho outra feira a caminho. Dia 5 de Dezembro (6ª feira) na Fábrica Braço de Prata. Das 20h às 2h. Mais informações aqui.